Nome: Beagle

Origem: Grã Bretanha

Porte: P

Peso Médio: 10 kgs

Função: Companhia
Usado para caça ao coelho e à lebre, também usado como cão farejador em aeroportos americanos para evitar o contrabando de alimentos não autorizados. Mas tem enorme sucesso também como cão de companhia.

Os beagles também são conhecidos como Snoopy, um dos personagens mais famosos da história em quadrinhos.

Personalidade: Cão bastante alegre, simpático e brincalhão. É uma ótima companhia para crianças. Além de alegre e de bom caráter, ele é um cão considerado extremamente sociável. Possui um ótimo faro. Pode ser bem teimoso e sapeca. São independentes, cheios de energia, precisam de muita companhia e de um dono firme e paciente, que compreenda a natureza deste cão.

História: As origens do Beagle se perdem na História, havendo menção de animais assemelhados já no século III. O fato é que a raça, usada principalmente na Inglaterra como caçador de lebres, sobreviveu graças a suas qualidades de farejador e a determinação de criadores dedicados, entre eles até a Rainha Elisabeth I. A Rainha que possuía numerosos exemplares, tendo até desenvolvido uma variante especial extremamente pequena.

Saúde: O controle alimentar deve ser extremamente rígido, já que a raça Beagle apresenta uma forte tendência à obesidade. A alterações cardíacas, sobrecarga das articulações e da coluna vertebral são alguns dos problemas que o sobrepeso pode causar ao seu cão. Outro grande problema da raça são as reações de sensibilidade variada a picadas de insetos, alimentos e mesmo produtos de higiene. O melhor procedimento nesses casos é identificar o agente alérgeno (aquele capaz de desenvolver o quadro alérgico) e evitar que o animal esteja exposto a ele novamente. Registros de uma doença chamada necrose asséptica da cabeça do fêmur também são relatados na raça. Consiste em uma falha na irrigação da região, causando necrose. É necessária a cirurgia corretiva, pois esta condição causa muita dor ao animal. A hiperplasia da glândula de Harder ou terceira pálpebra é outra condição muito comum nos Beagles e que consiste no aparecimento de uma “carne esponjosa” no canto do olho. Nesses casos, é indicado tratamento cirúrgico. Um processo inflamatório muito comum no Beagle é a inflamação das glândulas anais, que requer atenção do proprietário.

Atividade: É essencial prover bastante atividade para o cão, já que apresenta tendências à obesidade. Para isso, o Beagle precisa de espaço para exercitar-se.

Pelagem: curta
Curta e impermeável, lisa e espessa.

Adaptação com Crianças: Ótima

Voltar Beagle